Açude de Sucesso em Tamboril é o 33º a sangrar no Ceará

O açude de Sucesso, localizado na zona rural de Tamboril, no Interior do Ceará, é o 33º a sangrar no estado. O reservatório transbordou na tarde do último sábado (20), após fortes chuvas atingirem a região.

O aumento no volume de água do açude tem atraído moradores e turistas da região, que se refrescam no local.

Segundo a Companhia de Gestão de Recurso Hídricos do Ceará (Cogerh), apesar de 33 açudes estarem com 100% de suas capacidades, o volume de águas nos principais reservatórios cearenses continua baixo.

O Castanhão, por exemplo, está com apenas com 5,22% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O nível crítico do reservatório fez com que o governo do Ceará suspendesse a transferência de água do Castanhão para o abastecimento de Fortaleza e RMF até o dia 30 de junho. A interrupção no fornecimento do recurso hídrico foi anunciada na última quarta-feira (17).

De acordo com a Cogehr, o procedimento é feito todos anos para aumentar o volume de água no reservatório.

O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 8,56% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 7,58%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na noite deste domingo (21).

Com informações: G1 Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *