Blecaute de ontem foi o maior em nove anos

A falta de energia que atingiu 14 estados na tarde e na noite de ontem foi o maior em abrangência dos últimos nove anos. Em novembro de 2009, 18 estados e 60 milhões de pessoas foram afetadas com o maior apagão do século no País. Na época, uma tempestade de raios provocou um curto-circuito nas linhas de transmissão do sistema de Furnas, em Itaberá (SP). São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul ficaram totalmente no escuro. Até o Paraguai foi afetado com 90% de seu território também ficando sem energia.

O Ceará e o Nordeste, no entanto, não foram atingidos por esse apagão. O estado e a região foram afetados por blecautes de menor porte sucessivos nos anos seguintes

O mais significativo ocorreu em fevereiro de 2011, quando uma falha na subestação Luiz Gonzaga (na divisa de Pernambuco com Bahia) deixou 90% do Nordeste sem luz. Ao todo, 47,7 milhões de pessoas foram afetadas e apenas o Maranhão escapou.

Em agosto de 2013, uma queimada realizada em uma fazenda na cidade de Canto do Buriti (PI) provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas, que deixou todo o Nordeste sem energia por três horas. Esse foi o último blecaute em que os nove estados da região foram afetados.

 

Com informações: João Marcelo Sena/O Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *