Caucaia: 15 guarda-vidas passam por teste de avaliação física

Um grupo de 15 guarda-vidas participou nessa segunda-feira (14/1) do Teste de Avaliação Física (TAF) para habilidade técnica e específica no salvamento aquático. A iniciativa é da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SetCult).

O TAF consiste em uma bateria de exercícios físicos. Os agentes fazem séries de flexões e abdominais, além de natação, barra fixa e corrida de 1.400 metros.

Com o treinamento, o grupo está apto a operar no projeto “Praia Acessível”, localizado na praia do Cumbuco, e em mais quatro postos fixos situados em locais estratégicos ao longo do litoral caucaiense. Desta forma, a quantidade de agentes triplicará, passando dos atuais sete para 22.

Para Diego Lopes dos Santos, guarda-vidas e coordenador do TAF, o profissional precisa “possuir habilidades técnicas, e não apenas saber nadar ou correr, e também ter um conhecimento de primeiros socorros.”

Existem atualmente quatro postos fixos da guarda-vidas em Caucaia. Eles ficam na Lagoa da Barra Nova, na praia da Tabuba e no Cumbuco. Aos fins de semana e feriados, há ampliação dos postos, com Iparana e lagoa das Cristalinas recebendo profissionais.

Com informações: ASCOM da Prefeitura de Caucaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *