Caucaia: 200 toneladas de resíduos são retiradas da Lagoa do Tabapuá

Iniciada no último dia 13 de março, a limpeza da Lagoa do Tabapuá já demonstra o quanto esse tipo de medida é importante para não haver alagamentos e inundações na temporada de chuvas de Caucaia.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) contabiliza a retirada de 200 toneladas de resíduos sólidos do espelho d’água, localizado às margens da BR-020, uma das principais entradas da cidade.

Isso representa pelo menos 40 carradas de aguapés e lixo retirados só no primeiro ato do primeiro ciclo de limpeza do ano. As lagoas são periodicamente despoluídas pela SPSPTrans desde 2017. Trata-se de um trabalho de prevenção.

“É dever do poder público retirar os resíduos, mas também é de fundamental importância a colaboração da população. Existe um calendário de coleta de lixo que é de conhecimento de todos e precisa ser obedecido. Quando algo é descartado de forma incorreta, além de prejudicar o meio ambiente pode significar o entupimento de algum bueiro, por exemplo, e isso alagar as ruas”, detalha o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros.

A expectativa é de que as máquinas permaneçam na Lagoa do Tabapuá por pelo menos mais duas semanas. Em seguida, o mutirão de limpeza irá para as lagoas do Itambé e do Capuan.

Em paralelo, no entanto, a Prefeitura tem equipes de limpeza no canal da Esplanada do Araturi. Antes, os serviços concentravam-se nos canais do Parque Potira e do Conjunto Metropolitano (Picuí).

 

Com informações: ASCOM da Prefeitura de Caucaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *