Caucaia: Naumi entrega novas instalações da UBS do Araturi; unidade atende a 43 mil pessoas

/admin/view/noticia/img/20181127134222saude_posto_araturi.jpg

 

O prefeito Naumi Amorim entregou nesta terça-feira (27/11) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Jander Pereira Machado. Localizado no Araturi, o posto foi reformado e ampliado para atender melhor às 43 mil pessoas que residem na sua área de cobertura.

Com as obras, a UBS passou a contar com quatro consultórios, uma Central de Processamento de Dados, nova farmácia, espaço para médicos residentes, ambulatório anexo e três consultórios de odontologia. Foram investidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) R$ 117 mil na reforma e ampliação do prédio.

“Esse posto ficou maior até do que muito hospital de cidades do Interior. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da ajuda de todos. Por isso que eu falo sempre dos atendimentos. Tem que atender bem, porque quando as pessoas vêm até aqui é porque elas precisam”, disse Naumi.

Segundo ele, todos os 47 postos de saúde de Caucaia serão reformados e/ou ampliados nos próximos meses. Desde o começo da gestão, 33 UBS já sofreram algum tipo de intervenção para melhoria da prestação do serviço, sempre ofertado de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, em dias úteis.

Junto com outras cinco UBS’s, a unidade do Araturi é considerada modelo para as demais da rede municipal por ter, dentre outras especificidades, programas de residência médica e multiprofissional. “Vamos colocar os três consultórios de odontologia que acabamos de construir com essa reforma e ampliação pra funcionar até o fim do ano. Vai ser nosso presente de Natal pra população dessa área”, revelou o titular da SMS, Moacir Soares.

Autora do requerimento que resultou na reforma do posto, a vereadora Irenilde Fortunato comemorou a entrega das novas instalações. “Hoje é um dia de realização. A gente via a situação da população e procurou o prefeito, que prontamente nos atendeu”, disse a parlamentar.

Com a ampliação, a unidade vai aumentar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e atenderá às famílias Condomínio Lino da Silveira. Estima-se que 12 mil pessoas morem no residencial, um dos maiores do Brasil do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Nossa meta é melhorar cada vez mais o atendimento”, pontuou a coordenadora do Distrito V de Saúde, Elvira Braga.

Dona Maria da Conceição Sousa, de 52 anos, acompanhou a filha e o neto, bebê, hoje numa consulta ao posto. E ficou satisfeita com o espaço. “Está uma maravilha. Tudo pintado, novinho, com jardim, decoração… É visível que teve reforma, que as coisas melhoraram. Agora é a vez de a gente cuidar.”

 

Com informações: ASCOM da Prefeitura de Caucaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *