Com atraso de três anos, inauguração do campus da UFC em Itapajé será em 2021, anuncia reitor

As obras de infraestrutura no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Itapajé, interior do Ceará, serão finalizadas neste ano e a inauguração do espaço será em 2021. A informação foi dada pelo reitor da universidade, Cândido Albuquerque, na última quinta-feira, 25. Anunciada em 2017, a obra estava prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2018.

Segundo Cândido Albuquerque, a instalação do campus em Itapajé, município que fica a 130 quilômetros de Fortaleza, deve ter um papel “fundamental para a região a presença da UFC. Haverá uma transformação inclusive no tecido social, na formação de tecnologia, no desenvolvimento cultural”, afirmou o reitor.

Devido aos problemas enfrentados para prosseguir com as obras, no fim de 2019, o campus foi considerado como uma das prioritárias para conclusão desde que houve a destinação de 30 milhões para finalização de obras paralisadas. O valor partiu de orçamento próprio da UFC e da disponibilidade de verbas de emendas parlamentares.

Campus Itapajé

A unidade receberá o nome “Jardins de Anita” em homenagem a Anita Inará, esposa do empresário José Maria de Sousa Melo, doador do terreno. Sua estrutura comportará dois blocos de salas de aula e um teatro com capacidade para cerca de 420 pessoas. Além disso, o terreno também deve receber um salão de festas, cozinha e oito apartamentos agregados.

Até o momento, a lista de cursos conta com 10 graduações em licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Química. O objetivo é oferecer formação superior para professores da educação básica e média.

 

Com informações: O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *