Deputado bolsonarista propõe que Rio volte a ser a capital do Brasil

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em que propõe que o Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil. A proposta prevê a transferência do Congresso Nacional, atualmente em Brasília, para o município fluminense. As informações são do UOL.

Segundo o parlamentar, “é inconteste que o Rio de Janeiro é mais Capital que Brasília” por abrigar “as bases de instituições federais e ministérios” e a maior quantidade de servidores federais do país. Na proposta, o deputado explica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) despacharia regularmente no Rio, a cidade federal, que teria de volta a sede dos ministérios. Para ele, isso amenizaria o problema do isolamento dos políticos em Brasília.

Dentre as inspirações citadas pelo deputado na PEC estão: Bonn, ex-capital da Alemanha, que atualmente é a cidade federal, sede de seis ministérios; Rússia, onde São Petersburgo é a segunda capital; África do Sul, que tem três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein); China, onde Pequim é a “capital do norte” e Nanquim a “capital do sul” e a Coreia do Sul, representada por Seul e Sejong.

Ainda de acordo com o deputado, capitais distantes da população reduzem a prestações de contas. “O Rio passa de problema à solução, vitrine da recuperação do Brasil”, afirma.

A proposta foi protocolada nessa terça-feira, 28, e aparecerá no site da Câmara se obtiver 117 assinaturas. Daniel Silveira é um dos deputados investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal. Ele ficou famoso após ajudar a quebrar placa com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinado no Rio.

A cidade do Rio foi capital da colônia portuguesa até 1960, quando a sede do governo federal foi transferida para Brasília. Na ocasião, Rio se transformou em cidade-estado e, somente em 1975, tornou-se capital do Estado do Rio de Janeiro.

 

Com informações: O Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *