Em dúvida, DEM quer definir apoio na eleição presidencial só no final da semana que vem

O DEM vai pedir mais prazo a seus aliados – PP, SDD e PRB – para definir o apoio do grupo na eleição presidencial.

A ideia é que, daqui a dez dias, no final da próxima semana, o chamado blocão anuncie com quem irá se aliar na disputa pelo Palácio do Planalto.

A dúvida é se o grupo permanecerá unido. O risco é de divisão. PP e SDD querem mesmo ir de Ciro Gomes (PDT). E dentro do DEM a avaliação é que seria melhor ir de Geraldo Alckmin (PSDB), mas com algumas alas querendo embarcar na canoa do pedetista.

Os partidos que formam o Blocão, como DEM, PP, SDD E PRB, vão se reunir nesta quinta-feira (19) para discutir mais uma vez com que candidato farão aliança para eleição presidencial.

Integrantes do DEM dizem, porém, que não deve haver definição nesta semana. Para eles, a ordem é esperar pelo menos mais dez dias para checar os ajustes que Ciro prometeu fazer em seu programa de governo e checar se, nesse período, Alckmin irá registrar alguma reação, mesmo que pequena, nas pesquisas de intenção de voto.

A indefinição realmente está concentrada principalmente no DEM. Motivo: apesar de Ciro Gomes se mostrar mais viável neste momento da corrida presidencial, ele não tem identidade programática com o partido.

Geraldo Alckmin é de um partido que tradicionalmente se alia ao DEM, mas hoje está estancado nas pesquisas.

“Vamos pedir para aguardar mais dez dias, checar os ajustes no programa de Ciro, para avaliar se ele se aproxima mais do centro, e checar se Alckmin, neste período, tem uma reação nas pesquisas, mesmo que pequena, para mostrar que tem condições de crescer quando a eleição começar”, sintetiza um integrante do DEM.

A partir do dia 20 de julho, sexta-feira, começa o prazo para as convenções partidárias. Nesta semana, a mais importante será a do PDT, que oficializará Ciro Gomes como candidato.

As demais ficam para o início de agosto, perto do prazo final, dia 5 de agosto. Neste meio tempo, os partidos que não terão candidato próprio, mas podem definir o rumo da eleição, vão se posicionar. Os mais disputados são mesmo os do Centrão, mas também o PSB.

Com informações: Blog do Valdo Cruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *