Governo assina parceria na Espanha que visa expandir comércio de pesca no Ceará

Com o objetivo de expandir a pesquisa e o comércio internacional de pescados, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), fechou parceria com o Governo da Galícia, na Espanha. O secretário da Sedet, Maia Junior, acompanhado do secretário-executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, assinou, na manhã desta segunda-feira (3), Memorando de Entendimento na Escola Oficial Náutico Pesqueira, no município de Ribeira, província de La Coruña, região da Galícia, na Espanha.

A parceria prevê a construção de uma unidade de ensino teórico e prático para a formação de técnicos em pesca no Ceará. A Escola deve ser instalada no Complexo do Pecém, onde já funciona a Robinson Crusoé, pertencente ao grupo espanhol Jaelsa, uma das cinco maiores indústrias de conserva de pescado do mundo.

Além da Escola Oficial Náutico Pesqueira, em Ribeira, os secretários da Sedet visitaram algumas fábricas de conservas de pescado de marcas europeias importantes como Rianxeira, Escuris e outras do setor de confecções e energia, todas do grupo Jaelsa.

Memorando de Entendimento

Em setembro de 2019, o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, fechou acordo para a construção de mais duas fábricas no Estado: de latinhas de conserva de pescado e outra de farinha de peixe. O Grupo se comprometeu em investir R$ 100 milhões nos próximos anos para ampliar sua produção no Ceará, gerando 750 empregos diretos e milhares de empregos indiretos no setor da pesca.

Na ocasião, começaram as discussões para o Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e da Galícia, prevendo a troca de conhecimento, tecnologia e profissionalização para o desenvolvimento sustentável da atividade no Ceará.

 

Com informações: ASCOM do Governo do Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *