Nova pesquisa mostra Bolsonaro à frente de todos, menos de Sergio Moro

Nova pesquisa sobre a eleição presidencial de 2022, publicada nesta quinta-feira (13/2), mostra que, se a votação fosse hoje, o presidente Jair Bolsonaro ganharia dos principais nomes cogitados para a disputa, com exceção do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Realizado pela FSB e pela revista Veja, o levantamento mostra ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — hoje impossibilitado de se candidatar, por causa da Lei da Ficha Limpa — é o nome mais forte no campo da esquerda, e que o apresentador Luciano Huck teria boa chance de chegar ao segundo turno em um cenário sem Lula nem Moro na disputa.
No primeiro cenário de primeiro turno analisado (sem Lula nem Moro), Bolsonaro ficaria em primeiro, com 37% (quatro a mais que no levantamento anterior, feito em dezembro), seguido de Fernando Haddad (PT), com 13%; Luciano Huck (sem partido), com 12%; e Ciro Gomes (PDT), com 11%. Há portanto, um empate técnico entre os três. Completam o cenário: João Amoêdo (Novo), com 4%; e João Doria (PSDB), com 3%.

Bolsonaro e Lula empatados

Quando o cenário inclui Lula, os números mudam bastante. Bolsonaro cai de 37% para 31%, ficando apenas 3 pontos percentuais à frente de Lula, com 28%. A diferença coloca os dois em empate técnico. Em dezembro passado, o cenário era parecido: o presidente tinha 32% e o petista, 29%.
Em um eventual segundo turno entre os dois, Bolsonaro teria vantagem se a eleição fosse hoje: venceria por 45% a 40%. Bolsonaro também venceria, em segundo turno, Haddad (51% a 33%), Doria (50% a 25%) e Huck (45% a 37%).

Moro x Bolsonaro

O único nome hoje capaz de vencer o presidente seria o ministro da Justiça, Sergio Moro. Numa disputa entre os dois, o ex-juiz teria 39% dos votos, contra 37 do capitão reformado. Outro empate técnico.
A FSB ouviu 2 mil pessoas por telefone entre 7 e 10 de fevereiro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Com informações: Correio Braziliense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *