Nucas de Caucaia concluem os 8 desafios para conquista do Selo Unicef

Caucaia concluiu os 8 desafios temáticos desenvolvidos pelos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) e conquistou 100% de aprovação em cada área. As atividades são propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância como forma de certificar o município ao Selo Unicef.

“A união, harmonia, parceria e empoderamento dos adolescentes foi decisivo para esta conquista. O começo foi difícil, pois eram tímidos. Agora eles enfrentam as atividades”, afirma o mobilizador de adolescentes do Selo Unicef em Caucaia e coordenador dos Nucas, o pedagogo Anízio Silva.

Para cumprir os desafios, os Nucas promovem ações entre si, com jovens de até 18 anos em ações de fora dos colegiados e dentro da Prefeitura para estimular todas as instâncias no tocante à participação cidadã deles mesmos. Foram criados 7 Núcleos, incluindo quilombolas e indígenas, que somam mais de 160 adolescentes.

As atividades são nas áreas do esporte, saúde, profissionalização, educação e enfrentamento ao racismo, uso seguro da Internet, inclusão escolar e direito à saúde sexual e saúde reprodutiva.

“Cada atividade evolve crianças e adolescentes e influenciam bastante no resultado final para a conquista de Caucaia ao Selo Unicef. As etapas do Nuca foram todas concluídas dentro do prazo”, diz Anízio. “Caucaia foi parceira garantindo suporte no desenvolvimento das atividades”, ressalta.

O Selo Unisef é concedido somente às prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Tudo com base em indicadores oficiais e promoção de atividades obrigatórias.
“Caucaia parte na frente e é um dos poucos municípios a já cumprir todos os desafios”, finaliza. O resultado do Selo Unicef será divulgado no segundo semestre de 2020.

OS OITO DESAFIOS DOS NUCAS
1. Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo
2. Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade
3. Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem
4. Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
5. Promover a educação para a cidadania democrática
6. Promover a inclusão escolar e a troca de saberes
7. Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva
8. Promover práticas de enfrentamento ao racismo

 

Com informações: ASCOM da Prefeitura de Caucaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *