Quatro grandes nomes da música estarão no XIX Festival do Escargot & Frutos do Mar da Taíba

Um dos principais eventos do Ceará mesclará conceitos da alta culinária mundial e grandes atrações nacionais como Humberto Gessinger, Fagner, Skank e Maneva

Quatro dos maiores nomes da música nacional Humberto Gessinger, Fagner, Skank e Maneva estão confirmados no XIX Festival do Escargot & Frutos do Mar, que acontecerá nos dias 30 e 31, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante (a 72 km de Fortaleza).

A origem do evento se deu na década de 1990, com as primeiras criações de escargot (molusco apreciado na alta culinária) no município, estando consolidado, atualmente, como o maior do tipo no litoral oeste cearense e um dos principais do calendário turístico estadual. A expectativa de público em 2019 é de 55 mil pessoas, apenas entre os que vão acompanhar os principais shows. A entrada é gratuita.

O Festival Gastronômico propriamente dito, será intermediado pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC), que também dará oficinas culinárias. Já a tradicional festa do “Assado de peixe” mais uma vez terá o apoio dos pescadores locais, que contarão suas histórias no mar, enquanto o prato típico é preparado e servido na palha da bananeira, com tapioca. Haverá ainda 20 “ilhas gastronômicas” espalhadas na Taíba.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Amarante, Maria Vênus de Andrade Cunha, “o evento já pode ser considerado um projeto que agrega gastronomia, cultura, entretenimento, geração de emprego e renda não só para a Taíba, mas para todo o município, com uma programação bem diversa”.

Cultura, turismo e esporte

Ao longo dos anos, o festival cresceu não apenas no aspecto gastronômico, com a inclusão de frutos do mar entre os pratos participantes, mas, também, na parte cultural, trazendo anualmente grandes atrações nacionais e locais.

A programação inclui, ainda, a apresentação das banda de reggae Onze20; o espetáculo “Pôr do Sol Instrumental”; campeonatos de surfe e bodyboarding, com a participação de atletas consagrados; turismo rural e religioso, com direito à visita à Igreja Nossa Senhora da Soledade, no distrito de Siupé (tombada pelo Patrimônio Histórico); exposição de artesanatos na praça da Taíba; e diversas ações de incentivo à cidadania.

A secretária de Cultura e Turismo destaca ainda uma programação regional, “com um grupo artístico local que se apresentará nos restaurantes, bares, hotéis e pousadas, tocando sanfona, triângulo e pandeiro para turistas e munícipes”.

SERVIÇO
XIX Festival do Escargot e Frutos do Mar

Local: Taíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará Focos: Gastronomia – Cultura – Desenvolvimento Econômico – Esportes – Cidadania Período: 30 e 31 de agosto

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 30 de agosto 8h – Maré Alta de Bodyboarding 14h – Exposição de artesanatos na Praça da Taíba 16h – Pôr do Sol Instrumental no Mirante 20h – Assado de Peixe e Ilhas Gastronômicas 22h – Fagner (show no palco principal) 0h – Humberto Gessinger (show no palco principal)

Sábado– 31 de agosto

9h – Cortejo de bandas regionais nos restaurantes e pousadas 9h às 17h – Exposição de artesanatos na Praça da Taíba 14h – Palco Cultural no espaço do artesanato na Praça da Taíba 16h – Pôr do Sol Instrumental 17h30 – Onze20 (show no palco principal) 20h – Concurso Gastronômico 0h – Skank (show no palco principal) 2h – Maneva (show no palco principal)

Com informações: ASCOM da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *